segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Fotos...finalmenteeeee

Apresento-vos o leque de coisas que ultimamente uso com frequência e aproveito para vos mostrar as minhas tortilhas, para vos dar a receita da minha lasanha vegetariana e para vos meter com água na boca depois de verem o seu aspecto. E prometo que quando a provarem vai ser tão bom quanto parece. É so fazerem como vos digo.

Aqui estão os ingredientes bonitos que eu uso nas minhas tortilhas (excepto os tomates e cebolas que são meramente ilustrativos). As tortilhas que estão na fotografia dos ingredientes, são de trigo, mas também há de milho da mesma marca que são mais rijas, mas ficam com um sabor parecido aos nachos. São ambas boas, mas na minha opinião, as de trigo funcionam melhor com os ingredientes que eu uso.  A tortilha com massa de trigo é a que está na fotografia à direita, a de milho é a da esquerda, que tem um bocado de mozzarela a escorrer pelo prato. Dá par ver que a de trigo se dobra melhor, a de milho fica um bocado rígida quando tiramos da frigideira, para a aquecer. Mas em termos de sabor são ambas deliciosas.

Enfim e agora....txan txan txan txan....a receita da maravilhosa lasanha de legumes que me está a dar água na boca só de recordar.

Ingredientes necessários para 5 pessoas (ainda sobra possivelmente)

Um pacote de placas de massa para lasanha, de 500 gramas é melhor para se poder usar mais do que uma vez (Hihihi)

Uma cabeça de bróculos (sim, eles vão vos perseguir até vocês decidirem prová-los)

Uma beringela (grandinha, para caso sóbre, possam recheá-la, ou cortá-la aos pedaços e paná-la que também é muito boa no forno)

Uma courgete.

Uma couvete de cogumelos frescos

2 cenouras

Uma latinha de milho doce

4 queijos mozzarela frescos, cortados (ou uma tentativa) em pedaços finos, para serem colocados entre as placas

Polpa de tomate, um daqueles pacotinhos pequenos chega bem

Meio copo de vinho branco

Sal

Meio copo de azeite

Pimenta

Tomilhos

Duas chávenas de café de farinha

Umas 50 gramas de manteiga de soja

1/2 caldo Knorr (ou de outra marca) de galinha

1 dente de alho, ou 5 voltas ao moinho do alho de frasco

Meio litro de leite, magro, de soja, sem lactose, como preferirem. Eu usei magro.

Noz moscada e um ralador, ou noz moscada já picada, mas fresca e ralada no momento é BEMM melhor

E, não é um ingrediente, mas é importante, um pirex, pode ser redondo ou não, mas onde terá de caber lasanha com pelo menos duas placas de largura e onde será vertido no final todo o molho bechamel, de forma a ficar toda a nadar.

And this is how we do it ;)

TODOS os vegetais cortados em pedacinhos pequenos. Todos, incluindo o alho(eu pus alho daqueles de moinho, e usei apenas metade da beringela e metade da courgete, apenas porque eram enormes). Colocá-los todos numa panelinha com a polpa de tomate, o azeite, o vinho branco, uma mão fechada de sal, uns pedacinhos de tomilho e uns pedacinhos de pimenta. Nada mais. lume brando. Mexer de vez em quando para não pegar. 15 minutos a cozinhar tudo.

Molho bechamel

A manteiga vai a um pucarozinho a derreter devagar, para nao queimar, e quando estiver toda derretida, retira se do lume e adiciona-se a farinha, misturem com uma varinha para nao ficarem granulos. Voltem a por ao lume e adicionem o leite. Vão SEMPRE mechendo com a varinha para não agarrar ao fundo e quando virem que está a levantar fervura, para todos os efeitos começará a engrossar. Retirem novamente do lume, adicionem sal, pimenta, o meio caldo Knorr,  um bom bocado de noz moscada ralada e misturem tudo, fora do lume. Quando estiver tudo minimamente uniforme, voltem a por no lume, e deixem levantar fervura. O molho bechamel está pronto.

Acção IN pirex

Barrar o fundo, com manteiga de soja. Colocar duas placas de massa uma ao lado da outra e despejar o refogado de legumes (não tenham medo de pôr o molho), e novamente duas placas por cima, a partir daqui, pelas camadas que quiserem pôr, metam sempre os legumes e o queijo mozzarela por cima. Só a última e a primeira é que não devem levar queijo. No topo, metam todo o queijo mozzarela que estiver a sobrar e despejem o bechamel de uma vez só. Podem pôr um bocado de tomilhos no topo, eu pus e fica muito bom.

Forno, a 200 graus, cerca de meia hora, para as placas de massa cozerem e o topo ficar coradinho, como o da minha foto.

Nham nhamem-se todos para aí :P

Sem comentários:

Enviar um comentário