sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Starting....NOW!

Há algum tempo que pensava nisto...eu mudei os meus hábitos alimentares, tenho tentado implementar algumas pequenas alterações no que faço e contrario o sedentarismo que a minha profissão me impõe e que só ajuda a aumentar o stress que tenho graças aos meus dias caóticos.

Quero que possam haver mais pessoas a fazer o que eu estou a fazer. Sem pressas, sem ansiedades, senão destrói-se tudo. O grande problema de querermos tudo para ontem é o que estraga sempre quaisquer tentativas de mudar hábitos, de perder peso, de nos sentirmos saudáveis.

Eu tenho um peso ainda elevado, mas já 8 quilos inferior ao que tinha há cerca de mês e meio. E mudei apenas algumas pequenas coisas. Simples, fáceis, práticas (porque eu não tenho tempo, nem paciência para coisas complexas) e, melhor de tudo, sem medicação a acompanhar, que tem o grande benefício de, acima de tudo, dar a ganhar dinheiro aos médicos que têm comissão ao aconselhá-los aos seus pacientes.

Não é preciso.

É preciso sim, força de vontade na primeira semana, para o nosso corpo se habituar às diferenças sem querer fugir do estipulado, e a partir daí, pelo menos para mim, tem sido uma questão de desligar um bocado a fome, com uma série de distracções fáceis e que espero que funcionem com vocês também.

Para já vou vos pôr aqui uma receita que eu inventei, vegetariana e deliciosa. Tem UM e apenas UM ingrediente que não pode ser exageradamente usado e, é efectivamente um para se pôr ao gosto do freguês.

p.s. - até pode existir a receita, mas como eu a fiz da minha cabeça, com ingredientes que expontaneamente fui metendo dentro do carro de compras, vou lhe dar um nome. Vou aliás dar nomes a todas as receitas que aqui puser, acho que puxa pela criatividade e é muito bom mantermos a cabeça a funcionar, até mesmo em coisas simbólicas e pequenas como estas. E g/f sigfinica "ao gosto do freguês"

Cá vai:

Tortillas Badaró (em homenagem)

Para 2 pessoas

2 cenouras grandes, cortadas aos palitos
1/2 beterraba crua e sem ser em vinagre, cortada aos rectangulos, fininhos, ou aos palitos (é um bocado complicado porque deita muito líquido, mas se forem mais habilidosos que eu, be my guest)
1/2 pimento amarelo, verde, laranja, são todos tão bonitos que cortar estes legumes aos palitos é um verdadeiro prazer só de se ver
vinagre balsâmico g/f
manteiga de soja g/f
Maionese (cá está) - eu comprei uma com sabor a cebola caramelizada (shlerp shlerp, mas acho que qualquer sabor dá
2 tortilhas, que podem ser feitas em casa desta maneira, ou compradas (mas são caras para um bocado de massa, por isso mais vale fazer e congelar para novas utilizações)
1 colher de chá de açucar
1 queijo mozzarela FRESCO (eu comprei no jumbo um de 125 g que é mais do que suficiente, por 0,99 €), são basicamente os que veem nas embalagens dentro de água
4 folhas de alface

A cenoura e os pimentos são salteados com um bocado de margarina e um bocado de vinagre balsâmico. Manteiga basta uma nozinha feita com uma colher de chá, o vinagre metam ao vosso gosto, muito ou pouco, desde que os legumes não fiquem a nadar, é óptimo. Liguem o lume baixinho e deixem os legumes cozinhar  cerca de 10 minutos. Aconselho a fazer o mesmo com a beterraba em separado, porque senão fica com uma miscelânea de legumes cor de rosa, o que é capaz de não ser muito boa ideia. Quando a beterraba começar a ficar escura, metam o açucar e deixem ficar so mais um bocadinho. Desfiem o queijo e misturem com a alface bem lavada, adicionem um bocado de sal e preparem as tortilhas. Metam primeiro os legumes cozinhados, depois a alface e o queijo por cima. FINALMENTE, um fio de maionese, de forma a fazer com a tortilha adira e depois mais um bocadinho em cima da tortilha para enrolar o outro lado. TXARANNNN

Nham nhamem-se ;)

2 comentários:

  1. Primeiras!!! eheheh

    Cariníssima (onde é que eu já ouvi isto??:P) tenho uma dúvida. Disseram-te alguma coisa sobre comer fruta a seguir às refeições? Eu como, mas já ouvi dizer que não se deve.

    Bjns Su

    ResponderEliminar
  2. Babe, não se deve comer nada após as grandes refeições, da mesma forma que só se deve beber água no final das mesma. Mais vale guardar a frutinha e comer só passadas duas horas, porque assim funciona como um "entretém" do teu estômago, para chegares à próxima refeição sem metade da fome que terias sem nada no estômago.
    Beijos

    ResponderEliminar