quarta-feira, 22 de setembro de 2010

To defecate or not to defecate...that is the question

Hoje vou vos falar de mais uma coisa agradável, mas que afecta muita gente. A obstipação. E como para tudo, há chás que são para esse efeito, há comprimidos, há gotas, xaropes, ampolas, clisteres and so on and so on...

O Gutalax é um famosíssimo laxante, que fere o intestino e que causa dependência. É mto eficaz, mas tomado com frequência faz com que a longo prazo, se tenha de tomar obrigatoriamente para fazer alguma coisa.

Depois há o Angiolax, que é natural, mas mais uma vez, causa alguma dependência. Essencialmente, estas coisas são boas para problemas temporários, fases de obstipação passageira. Agora para uma pessoa que tenha problemas de intestinos de sempre, não são nada aconselháveis.

Uma farmacêutica aconselhou-me a tomar, em jejum, um copo de água morno cm duas gotas de sumo de limão. Isso trouxe-me muita caretas e vómitos, logo às 8 da manhã e uma crise de figado. Noutra farmácia, aconselharam-me outra coisa, um xarope, que pelos vistos, era melhor ser comprado numa parafarmácia, devido ao grau de acidez e ao preço, que eram mais baixos (a farmacêutica foi incrível). Xarope de maçã reineta. O engraçado é que este sabor me recorda a minha infância porque era o que a minha mãe me dava nas fases mais complicadas (nomeadamente quando comecei realmente a ganhar peso) de obstipação. É um sabor absolutamente incrível, dá me vontade de beber o frasco de uma assentada. Eu sou perigosa com xaropes deliciosos.

Não funciona como o Gutalax, qu se toma num dia e no dia a seguir a casa de banho é a nossa melhor amiga, mas funciona como um regulador diário, ou seja, todos os dias se faz normalmente, o que para o meu organismo, não é de todo normal. É uma colher em jejum e uma antes de deitar, e é tão saboroso que dá vontade de adicionar uma dose ao meio do dia só porque sim.

Este fim de semana fiz um pequena variação da minha lasanha, mas com espirais, não pus o molho bechamel, nem o queijo e ficou uma massada de legumes muito boa e mais saudável. Tirei algumas fotos que colocarei amanhã. Hoje vou fazer mais um dos meus pratos inventados e amanhã conto-vos tudo!

Nham nhamem-se! E desobstipem-se

Sem comentários:

Enviar um comentário